Poderia começar dizendo do frio na barriga de pura emoção na saída de Natal quando a voz linda de Zizi Possi cantou como se adivinhasse como eu estava “prepare seu coração pras coisas que vou contar...”
Poderia sim, mas, para ser honesta, vou contar que a emoção foi de bem antes, foi há duas semanas, quando liguei para Antonia Zilma e perguntei se a cidade de Areia Branca ficava perto de Mossoró e ouvi um “sim, mas ou menos uns 40 mim.. por quê?”
Poderia dizer que quase sem fôlego contei que iria realizar um trabalho por lá - sobre o qual escreverei oportunamente - e finalmente iria conhecer cada um de vocês e abraçá-los.
Poderia dizer que a emoção maior foi comunicá-los da minha ida e receber de todos um carinhoso “seja bem vinda, estaremos lhe esperando”... poderia e direi da felicidade que foi ser acolhida assim!
Ah, queridos não imaginam a alegria, a felicidade com que esperei chegar a viagem para realizar o trabalho e finalmente, poder encontrar e abraçar quem faz parte da minha vida, mesmo que de uma forma pouco convencional, como é a via virtual.
Certamente que a emoção e o carinho, o respeito e a amizade que nos aproximou sempre foi muito real, me fez/faz muito bem e poder sentir isso de perto foi um presente maravilhoso! Meu mantra “Por sorte ou merecimento cada palavra desejo, por paixão, encantamento cada desejo, palavra”... funcionou muito bem em relação a vocês e eu fui recepcionada como amigos tratam seus afetos: com alegria, gentileza, delicadeza e carinho suficientes para abastecer meu coração e minha alma para sempre!
Creio firmemente também que nos encontraríamos qualquer dia desses, quem sabe em algum encontro programado por nós mesmos, para esse fim, ou algum encontro de educadores, mas, protegida que sou pelos céus, a própria vida se antecipou e nos oportunizou esse momento e nem preciso dizer o quanto agradeço. Realizado o trabalho ao longo do longo dia 18, lá estava eu abrindo a porta para os abraços tão esperados!
Noite perfeita! Foi um prazer desfrutar da companhia de pessoas tão queridas e ainda fazer novos amigos, como o impagável, agora imortal Mário Gerson, de simpatia e humor cativantes e o gentil e carismático poeta Antonio Francisco.
Nosso encontro foi mais que um encontro. Foi um reencontro de almas que amam a literatura e buscam o convívio de iguais na missão que cada um vive, nessa dimensão. Uma emoção que só a poesia da vida poderia descrever e por isso quero me dirigir a cada uma e cada um, para agradecer e dizer da minha alegria.
Edna Lopes, no Recantos das Letras em 22/10/10
Imagem: Rio Ivipanim