domingo, 10 de outubro de 2010

Sindicato dos Salineiros
Os cangaceiro Massilon, Lampião e Sabino

Fugindo no Trem Para Areia Branca

"Estava na casa do prefeito Rodolfo Fernandes com um grupo de amigos e familiares, todos curiosos com a evolução dos acontecimentos, pois o ataque de Lampião a Mossoró poderia acontecer a qualquer momento.Sei bem que Júlio Maia ( um dos líderes da resistência e primo do Prefeito), chegou e disse que nós tínhamos que ir também para Areia Branca de trem. Continua Natália – os homens estavam se organizando em trincheiras. O prefeito foi muito corajoso, decidido, isso é que é a verdade., Acho que fomos no último trem, já muito lotado. Foi uma verdadeira folia. Eu era muito jovem, claro que estava com medo mas naquela idade tudo era aventura. Eu ainda não conhecia João Almino. Passamos três dias em Areia Branca. Era tanto boato! As informações eram desencontradas, mas voltamos no primeiro trem."

Natália Queiroz sobre Lampião em Mossoró em 13/06/1927
Do livro “Memórias de Um Tempo Fugaz”

*************

"Foram duas semanas trabalhando com muito prazer e alegria. E parte disso foi por causa da acolhida carinhosa, gentil e inspiradora que a Pousada Costa Branca proporciona.
Obrigado a todos, funcionários e proprietários.
Inesquecível...
Parabéns!! E até breve."

Thiago Lacerda, 11/07/2004
Do Livro de Registro do Hotel Costa Branca Eco Resort

**************

O Sindicato dos Salineiros foi fundado no ano de 1935, no entanto, sua sede
própria só foi construída 14 anos depois, em 1949, na Rua Machado de Assis com a Travessa Joaquim Nogueira, e continua funcionando até hoje no mesmo local.
A estrutura arquitetônica vem sendo mantida.
Um fato marcante ocorrido na história do sindicato foi a visita dos
candidatos à presidência da república Café Filho e Eduardo Gomes, adversários políticos. Na época ambos foram recepcionados por João Cabeceira, fundador do sindicato

Ingrid Carneiro de Lima, Maria Juliana Jamille Barra de Souza e
Vladileuza Moreira de Souza
Do trabalho “Memórias de Um Lugar Esquecido no Tempo”

*******************

Sim, alguma coisa mudou em mim a partir do momento em que vi meu filho nascer. Ele saiu do hospital numa tarde de terça feira e, já na quarta, tive que viajar. Passei a primeira noite com ele em casa – o que foi bom para ver como ele reagia ao seu novo lar – e fui pro aeroporto morrendo de dor no coração. Os shows não serão mais os mesmos. A pressa de voltar pra casa aumentará. Parti para Natal e mais quatro horas de ônibus para chegar em Areia Branca, bela cidade no litoral norte cujo nome ainda não sei se é por causa das dunas ou das salinas de lá. Foi um show agitado em praça pública e os fãs me surpreenderam com os gritos de Gabriel, Gabriel em homenagem ao “novo membro da banda”. Durante o show brincamos com as músicas: “só penso nele, quem é ele, o nome dele..é gabriel! e assim, no palco, com a banda, festejamos o seu nascimento. Um belo show para começar uma nova etapa na minha vida.

No blog Biquini Cavadão, 26/08/2008
*******************************
Chegamos a tempo de pegar a balsa de Grossos para Areia Branca, entrando então na área salineira do Rio Grande do Norte. Aparentemente a indústria do sal não gera problemas ambientais graves. É claro que a mecanização fez com que um grande contingente de trabalhadores ficasse desempregado, causando por sua vez problemas sociais na periferia destas cidades. Um pouco mais adiante e chegamos a Macau, a outra grande produtora de sal do RN. Fica na lembrança um céu sempre muito azul e uma brisa constante. O sal vive disto, do sol e do vento. Entre Areia Branca e Macau a Ponta do Mel, cujas cabras e dunas vermelhas fizeram com que a apelidássemos de “Iêmel”: Iêmen + Mel.

No site Brasilpassoapasso.com
Veja mais depoimentos e mensagens de Areia Branca no blog de Canindé Soares, no link